Sobre o DEQ

departamento

O Curso de graduação em Engenharia Química da UFSCar tem 40 anos, tendo sido criado em 30 de abril de 1976. A pós-graduação em engenharia química da UFSCar (http://www.ppgeq.ufscar.br/) iniciou suas atividades em 1982 e tem como núcleo central docentes do departamento de engenharia química (http://www.deq.ufscar.br/).

O curso de graduação em engenharia química está sempre entre os mais conceituados nos rankings nacionais. O sucesso do curso de graduação é resultado da competência e qualificação do corpo docente para a graduação e existência de uma completa infraestrutura laboratorial na instituição de ensino. Somado aos fatores mencionados, o estudante de engenharia química da UFSCar possui diversas opções de atividades extracurriculares além do currículo base. Várias destas oportunidades de crescimento pessoal e profissional também se abrem devido à capacidade de desenvolvimento científico e tecnológico dentro do departamento.

Neste aspecto, a pós-graduação em engenharia química da UFSCar possui o maior nível atribuído pela CAPES (sete), que é conferido a somente dois programas de pós-graduação nacionais. Este nível indica excelência internacional em pesquisa e somente pode ser atingido com a estrutura e conhecimento disponíveis para pesquisa em grandes centros de desenvolvimento, levando à relevante produção intelectual em pesquisa e inovação tecnológica. Outro demonstrativo da capacidade de inovação dentro do departamento é o fato de que ele está entre os que mais depositam patentes na UFSCar, segundo a própria agência de inovação da instituição.

Nesse contexto, deve também ser destacado o papel da própria UFSCar, a qual tem ampliado e modernizado sua estrutura e serviços, oferecendo aos estudantes dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação recursos adequados na área de informática, suporte à aula presencial via ambiente virtual e a Biblioteca Comunitária com amplo acervo de livros e outros serviços

Para maiores informações acesse: www.deq.ufscar.br